sábado, junho 28, 2008

Amor que não se mede.


Eu sei que ambos não entram aqui, nem gostam de blogs.
Mas este post* não é uma homenagem a eles, propriamente dita.
É uma tentativa de dizer, o que alguém já disse há algum tempo em um texto muito conhecido, sempre citado erroneamente como tendo Shakespeare como autor, (sua autora é na verdade Veronica Shoffstall, escritora americana).

Depois de algum tempo, um bom tempo, você descobre que existe mesmo diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma!
Existe! Ah se existe! E depois de "acorrentada a alma", existe diferença no "dar a mão"!

Você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E que se tem segurança mesmo sem a companhia!

Aprende que carinhos não são contratos, cartas e presentes não são promessas.
Não são. Digamos que em uma construção, eles seriam as ferramentas.

E começa a aceitar que não importa quanto uma pessoa goste de você e quanto ela seja boa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Acontece. As pessoas são passíveis de erros. Com intenção, sem intenção, a pessoa pode te ferir. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Lewis disse que "amar é tornar-se vulnerável. Se quisermos amar, certamente sofreremos. O único lugar além do céu onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e pertubações do amor é o inferno."

Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la!
Por isso é preciso que ninguém idealize ninguém! A pessoa que você mais ama, tropeça na menor pedra. Ela é normal! Mas, não podemos ignorar tudo que essa pessoa é pra nós, se pararmos para lembrar quanto ela fez para nos ver sorrir, veremos como foi pequeno o ato impensado perto de tudo que já viveram juntos. Afinal o que é uma gota, se olharmos o oceano?
E se foi você quem pisou na bola, e feriu a confiança de alguém, NÃO TENHA MEDO DE SE HUMILHAR! Essa pessoa vale a pena? ENTÃO, CORRA ATRÁS!!

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
Acho que disso posso falar com propriedade. Crescem!! E não só crescem como amadurecem e se firmam mais e mais! Simplesmente porque a distância não existe para verdadeiras amizades. A saudade sim, essa machuca qualquer coração. Mas para uma amizade verdadeira, "certo é estar perto sem estar."
E até mesmo a distância não-física, a distância de momento, aquela em que parece que os corações estão a 1000 km de distância mesmo estando em um abraço. As verdadeiras amizades crescem mesmo assim! É como o sol, tá sempre ali, nada muda isso. Têm as nuvens, as chuvas, as noites... Mas o Sol tá sempre ali!

E que nossos verdadeiros amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aqui vou me apropriar de minhas próprias palavras para um grande amigo: "Chega um momento em que já não se pode comparar alguém. A pessoa não é melhor, nem pior. Ela simplesmente cria raízes em um lugar do seu coração que nem o tempo ou circunstâncias podem arrancar. Então, a gente passa a chamar essa pessoa de irmão!"
Porque esse é o sentimento. De que haja o que houver, não tem como mudar isso!


Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam!
Isso é engraçado. Sempre foi difícil para mim acompanhar as mudanças dos meus maiores amigos. Ainda é às vezes. Difícil ver seus maiores amigos crescendo, pensando diferente, às vezes tendo que te trocar pelo trabalho, ou até mesmo, ganhando novos amigos... Mas acontece. Eles mudam. Eu mudo. Mas a amizade é a mesma sempre!

Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Sim, sim e sim! Descobre que vocês podem ficar no telefone em silêncio e que isso não vai te deixar constrangido. Que dividir o tédio com quem se ama, pode ser muito divertido. Que as melhores conversas, podem acontecer numa viagem de ônibus. Fazer nada com alguém que te deixa feliz, é um ótimo programa.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… Por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos.
Quando você mora longe de sua melhor amiga, você aprende isso com facilidade. As pessoas precisam saber o que seu coração pensa a respeito dela. Se sua voz se calar, ninguém a poderá falar por você. Esqueça seu medo de dizer que ama, que tem carinho ou até mesmo que tem alguma coisinha pra acertar. Não perca tempo! O ontem nunca volta e o amanhã nunca chega!
Ah, e se você pensa: "Não vou dizer, essa pessoa já sabe o quanto é especial para mim."
Faça questão de repetir. Existem milhões de fatores que facilmente fazem a pessoa esquecer disso.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Por fim, cada pessoa tem sua maneira de amar. E isso é difícil. Porque muitas vezes você quer ser amado do seu jeito. Às vezes, a pessoa te enche de presentes, mas você queria mesmo era que ela te ligasse um dia de madrugada só pra perguntar se está tudo bem. É bom ser amado do jeito que a gente quer, mas não se desatente para as outras formas. Não trate com descaso o que os outros fazem para te agradar.


Há cinco anos, eu comecei a aprender essas coisas com essas duas pessoas da foto.
Há cinco anos, eu aprendo a manter esses dois, bem dentro do meu coração. Eles tão plantadinhos lá. O meio já não influi em nossa amizade. Ela é, o que é.
É uma plantinha, com raízes enormemente profundas, já passamos por furacões, tornados, terremotos, era glacial, aquecimento global, e essa plantinha só cresce!
Porque é o Senhor quem rega e faz crescer!

Bi e Gu, amo vocês sempre e pra sempre!

2 comentários:

Anônimo disse...

aaah Tééé *.* que post mais lindo!!! realmente..eu esqueço de entrar aqui..mas seu blog tá mto legal!.. Como vc escreveu..as vezes a gente pensa "ela ja sabe que é importante pra mim". Mas eu qro te dizer denovo: "vc é importante pra mim!".. Té, vc é uma amiga maravilhosa, um presentão do Pai! uma semana abençoada, não esquece q eu te amo! ;***

Unknown disse...

meu...como sempre..nem sei o q falar.
até tenho.
as vezes esqço...na verdade..utimamemente tenho esquecido de falar essas coisas...q as vezes parece obvias...mais nao sao...
sao palavras que nos fortalecem...
q da akele 'gas'' pra passar a semana bem, em meio a faculdade ou trabalho..ou as vezes.um papo marcado ou email q nao sai.
umas palavras bem dizidas'' nos fazem felizes!
qro te dizer que és mui importante pra mim.apesar das nossas enormes diferenças...tanto em modo de pensar e ver as coisas..como nakelas q sempre divergimos...

Sei q nossa amizade é firmada por Jesus.
ja passamos por tantas...distancias, falta de tempo.. aff..mtas coisas...
ciumes bobos..uhasuhusa
mais qro novamente dizer q és minha maninha mais nova..q amo puxar a orelha qndo faz coisa errada.as vezes faço por fazer..mais sei q levas a serio o q falo.as vezes um olho no olho resolve né?
tete,
obrigado pelo homenagem..sabe q nao tem como retribuir..pq sou pessimo pra isso.
Bjao amo vc!

me trouxe renovo!
paz!