segunda-feira, dezembro 24, 2007

Então é natal...

a grande festa pagã!

O "aniversário de Jesus" já foi celebrado em várias datas.
Até o século 4, a data era festejada em 6 de janeiro.
Houve um tempo em que a Igreja não comemorava oficialmente o Natal - entre outros motivos por não saber o dia em que Jesus nasceu. Embora o período tivesse sido mais ou menos calculado, em nenhum momento, nos primeiros 200 anos do cristianismo, o dia é mencionado. A especulação só começou por volta do século 3 e 4, em resposta aos festejos promovidos pelos romanos com orgias e banquetes em reverência a divindades pagãs.
Nessa época, pelo menos oito datas diferentes foram propostas para o nascimento de Cristo.
As escolhas das datas não foram aleatórias. Rivalizavam com festas pagãs realizadas no mesmo período, como a da religião persa que celebrava o Natalis Invicti Solis, a do Deus Mitra e outras decorrentes do solstício de inverno e dos cultos solares entre os celtas e germânicos.

"O 25 de dezembro foi uma conveniência para facilitar a assimilação da fé cristã pela massa de pagãos", admite Mario Righetti, renomado intelectual católico, em sua obra História da Liturgia, de 1995


Moda pagã na festa cristã:

Troca de presentes: existia na Saturnália, festa para o deus Saturno, em Roma.

Árvore de natal: tribos celtas e germânicas adoravam as árvores que suportavam o inverno, como o carvalho e o pinheiro, e as enfeitavam com frutas e doces.

Comilança: a esperança da volta da luz, com o fim do inverno, era festejada com orgias, danças, banquetes e muita, mas muita bebida.


Fonte: revista Aventuras na História. Ed. 54
Janeiro/2008


Enquanto isso você espera um velho gordo com barba branca e com um saco vermelho nas costas, entrar por sua chaminé (você tem uma, não tem?) trazendo a recompensa por você ter sido um bom menino nesse ano!

3 comentários:

Rogério disse...

Ho-Ho-Ho

Anônimo disse...

A parte da comilança parecia ser interessante...

Além de toda essa bagagem natalina, algo irritante são os filmes e musicas com esse tema. Não dá pra ligar a tv nessa época do ano. (ok ok, nos outros períodos do ano também é difícil encontrar algo que valha meia-hora sentado no sofá).

*A única coisa que passa pela nossa chaminé é a fumaça do churrasco =D

Anônimo disse...

quoto as palavras do Fabrício!!
ehehehe
;)

bejaoo